26/09/2013

| PARA VOCÊ SABER | Gêneros Literários

Olá Leitores!

Bem, depois de uma pesquisa básica, hoje trago pra vocês um pouco mais sobre gêneros literários que muitas vezes nem sabemos em qual se encaixa aquele nosso livro favorito.
Começamos então pelo significado de gênero literário: Gênero literário é uma categoria de composição literária. A classificação das obras literárias pode ser feita de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais e outros. A distinções entre os gêneros e categorias são flexíveis, muitas vezes com subgrupos.
..:| TEXTO EXTRAÍDO DO WIKIPÉDIA |:..

Sem muita contradição né? Continuemos agora com os gêneros! ;)
Partindo dos textos narrativos temos:
Romance: é um texto completo, com tempo, espaço e personagens bem definidos de carácter verossímil, verdadeiro.
Fábula: é um texto de caráter fantástico que busca ser inverossímil (não tem nenhuma semelhança com a realidade). As personagens principais são animais ou objetos, e a finalidade é transmitir alguma lição de moral.
Epopéia ou Épico: é uma narrativa feita em versos, num longo poema que ressalta os feitos de um herói ou as aventuras de um povo. Três belos exemplos são Os Lusíadas, de Luís de Camões, Ilíada e Odisseia, de Homero.
Novela: é um texto caracterizado por ser intermediário entre a longevidade do romance e a brevidade do conto. O personagem se caracteriza existencialmente em poucas situações. Como exemplos de novelas, podem ser citadas as obras O Alienista, de Machado de Assis, e A Metamorfose, de Kafka.
Conto:  é um texto narrativo breve, e de ficção, geralmente em prosa, que conta situações rotineiras, curta, engraçada e até folclores (conto popular) por personagens previamente retratados. Inicialmente, fazia parte da literatura oral e Boccaccio foi o primeiro a reproduzi-lo de forma escrita com a publicação de Decamerão.
Crônica:  é uma narrativa informal, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial, breve, com um toque de humor e crítica.
Ensaio: é um texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo ideias, críticas e reflexões morais e filosóficas a respeito de certo tema. É menos formal e mais flexível que o tratado. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanísticofilosóficopolíticosocialculturalmoral,comportamental, literário, etc.), sem que se paute em formalidades como documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico.

Ok, eu admito, nem eu sabia que existia todos esses tipos de gêneros literários. Mais uma vez blogs incorporando conteúdo na minha bagagem cultural.
Continuemos com o gênero dramático:
..:| RESUMIDAMENTE |:..
Muito presente nas peças de teatro, é claro, são textos que foram escritos para serem encenados. E para que isso aconteça, de um texto dramático se tornar uma peça ele, primeiramente deve ser convertido para um roteiro, assim depois será convertido em um espetáculo.
Chegando agora nas subclassificações de gêneros:
notícia é um exemplo de texto não literário.
Elegia: é um texto de exaltação à morte de alguém, sendo que a morte é elevada como o ponto máximo do texto. Um bom exemplo é a peça Romeu e Julieta, de William Shakespeare.
Epitalâmia: é um texto relativo às noites nupciais líricas, ou seja, noites românticas com poemas e cantigas. Um bom exemplo de epitalâmia é a peça Romeu e Julieta nas Noites Nupciais.
Sátira: é um texto de caráter ridicularizador, podendo ser também uma crítica indireta a algum fato ou a alguém. Uma piada é um bom exemplo de sátira.
Farsa: é um texto onde os personagens principais podem ser duas ou mais pessoas diferentes e não serem reconhecidos pelos feitos dessa pessoa.
Tragédia: representa um fato trágico e tende a provocar compaixão e terror.
Poesia de cordel: texto tipicamente brasileiro em que se retrata, com forte apelo linguístico e cultural nordestinos, fatos diversos da sociedade e da realidade vivida por aquele povo.

Para finalizar então, temos os gêneros mais comuns que todos conhecem:
Comédia, poesia, terror, drama, romance policial, performance....
Acho que é isso, espero não ter esquecido nada.
Abraços e até domingo.

6 comentários:

  1. OMG, não sabia de quase nada, Juu! Principalmente o que era "épico" :3

    Beijos,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah, agora você sabe. Ficamos felizes por ter contribuído de alguma forma na sua bagagem cultura hahah. Beijos

      Excluir
  2. Realmente, os blogs sempre informando sobre literatura. Eu não conhecia alguns (elegia e epitalâmia) e estou feliz que agora sei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ms, e ficamos feliz por poder um pouquinho mais sua cultura, hehehehe ;)

      Beijos.

      Excluir
  3. Realmente, nunca tinha reparado que existiam assim tantos géneros literários ^^

    ResponderExcluir