10/02/2014

Viver, apenas isso

Eu já tentei muitas vezes escrever textos que não representassem tão explicitamente o que penso e sinto. Então, lá vai mais um clichê. Ou talvez a única coisa que preciso escrever nesse momento.
Ouvi dias atrás, alguém dizer que queria uma vida igual a de Harry Potter (não que isso seja lá grande novidade). Que gostaria de poder viver a cada instante ao lado do bruxo e seus "abiguinhos", pois a vida deles, resumida em duas palavras, é "foda demais".
Percebi que essas mesmas pessoas que desejam aventura, são as primeiras a fugirem da adrenalina quando ela surge na tão comum "vida real".
Sabe o que é? Tudo isso, é o medo de fazer algo arriscado e quebrar a unha do dedão, ou de que um pouco de vento no cabelo possa estragar seu penteado. Seja o que for, as pessoas impõem como barreiras motivos fúteis. Apenas para fugirem das tão queridas aventuras. 
A grama do vizinho sempre será mais verde, então é tão simples assistir à um filme e ter a vontade de fazer parte daquilo, só que quando o perigo é real, o buraco fica mais estreito.
Quem quiser se aventurar, correrá algum risco. Mas já parou para pensar que talvez seja melhor ir lá e arriscar mesmo, do que apenas fechar seus olhos para o mundo e ver a vida passar diante de seus olhos?
Por mais que tenha medo no início, você perceberá que a vida começa a valer mais a pena quando você fecha os olhos para tudo o que teme, e apenas arrisca.
Só isso.
Ter uma vida igual a de um personagem literário aventureiro não será possível, mas ao menos você poderá mergulhar de cabeça em tudo o que for possível - as vezes até o impossível - por saber que você quis fazer algo novo, do que passar seus dias vivendo de falsos presentes, que nunca o farão sair da mesmice cotidiana.
A vida pode ser muito bela para quem souber aproveitar as aventuras que ela nos impõe. A decisão quanto à seguir em frente está apenas em suas mãos.

13 comentários:

  1. concerteza
    https://jornalvelho2014.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto. Já havia parado para pensar nisso também. Eu particularmente posso pensar em algumas coisas que eu poderia fazer para deixar minha vida 'mais foda', mas o medo realmente é um muro alto em nossas vidas. Além disso, acho que o tédio rotineiro faz-nos almejar algo diferente. Nas páginas de um bom livro, não encontraríamos a descrição de uma rotina -e se encontrássemos, não seria algo o qual almejaríamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Vitor! É bem isso. O livro só faz com que vejamos o lado positivo de uma vida como aquela retratada... mas a parte entediante ninguém vê, haha.

      Abraços.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Querida Juliana,
    Seu texto é incrivelmente inspirador.Quando o li senti como se fosse escrito para mim ( o que é loucura,rs). No momento estou passando por uma situação que é preciso se arriscar e suas palavras me ajudaram bastante, ainda não tomei a minha decisão final mas desde já agradeço por mesmo sem perceber ter me ajudado.

    Beijos, Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana! Se você se identificou tanto, então sim, esse texto foi escrito para você, hehehe.
      Boa sorte com sua decisão, espero que acerte.

      Abraços ^^

      Excluir
  5. muito bom seu texto me ajudou muito a ver a vida de uma forma bem deferente vou lembrar sempre dele quando for escrever algo penso em um dia ser escritora gosto muito de ler e quero um dia ver alguem lendo algo q eu escrevir assim como eu lir o seu texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Anônimo! Fico muito feliz que tenha gostado, se empenhe bastante nisso, escrever vale a pena ;-)

      Abraços ^^

      Excluir
  6. Ju, é uma pena que as pessoas não percebam que a vida delas - agitadas ou não - dariam um belíssimo livro!
    A sorte é poder saber disso, como você tão bem sabe!
    Parabéns pela reflexão!

    Um beijo,

    http://www.algumasobservacoes.com/

    ResponderExcluir
  7. Oie ^^
    Adorei sua reflexão, pena que várias pessoas não dão valor a vida... continue fazendo as pessoas verem a vida de uma forma diferente, lindo seu trabalho.

    http://omdemim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir