11/05/2014

Mãe, um exemplo de vida!

Não é só pela data de hoje que escrevo isso. Dia das mães é todo dia. Não é hoje. Não será nessa mesma data ano que vem. Hoje é o dia que simbolizamos toda a importância que tão frágil - e ao mesmo tempo,  guerreira - pessoa tem em nossa vida.
Acordei cedo, o que já é rotina há quase um ano. Liguei no celular a única música que tinha no momento para representar esse dia.
Mãe, pra muita coisa eu sei que demorei
E quanto tempo isso faz eu já nem sei
Os anos insistiram em passar, e eu cresci
Não sou fã de sertanejo, mas pra Jorge e Mateus abro exceção as vezes. Abracei minha mãe, que já tão cedo madrugara para lavar a louça que havíamos deixado da janta. Não disse mais do que meia dúzia de palavras, mas muitas vezes, o abraço apertado já diz por si só. Meu humor não é dos melhores pela manhã.
Me joguei no sofá, e comecei a relembrar de momentos tão distantes, mas que tiveram tanto significado para mim. Para nós.
Lembrei de uma história que me contaram sobre um ano antes de meu nascimento. Meus pais, já tinham um filho. Minha mãe, lá pra 1995 engravidara novamente. E dessa vez, eram gêmeos. Nunca foi o desejo dela ter três filhos, dois no máximo já estaria bom o suficiente, mas ela aceitara isso. Infelizmente, o destino resolveu ser cruel com ela, levando em poucos meses de gestação, os dois fetos que mal haviam se formado.
Não sei ao certo como foi sua reação. Ela nunca entrou em detalhes comigo sobre isso. Só sei que foi assim que aconteceu. E pouco tempo depois, seu desejo de ser mãe novamente aconteceu. E dessa vez, não aconteceria um aborto novamente, e ela teria, como sempre quis, seu casal de filhos. O menino, com três anos e meio, e a recém nascida, no final da primavera de 1996.
Gosto de pensar que se os gêmeos tivessem nascido, eu não estaria aqui hoje. Isso me faz pensar no quanto eu devo fazer minha existência valer.
As noites mal dormidas pelo choro de um bebê recém nascido. Todas as fraldas trocadas, toda a dificuldade enfrentada naquela época. É, posso não me lembrar, mas sei que aquela época não foi a das mais fáceis para ninguém da família. Oh, como sei.
O tempo foi passando, fomos crescendo. Ainda lembro da primeira vez que um dente de leite meu caiu. Vovó estava conosco no mercadinho do outro lado da rua. Eu, curiosa e silenciosa como sempre, fiquei atrás delas, e recebi um cotovelada bem na boca. O dente caiu na hora. Cuspi sangue no chão, e mamãe me levou correndo para casa.
Lembro-me bem disso. Ou daquela outra vez em que ela disse que não me deixaria ir para a escola enquanto eu não tirasse aquele dente (acreditem, essa é a maior ameaça para uma garota que sempre gostou da escola). Ou então, a vez que insisti tanto para não tirar o dente, que outro acabou nascendo por cima.
Busquei em minha memória um momento, e milhares de outros vieram. Como aquele em que eu chorei de dor por não conseguir levantar da cama. É, ter problemas de coluna nunca será fácil para ninguém, mas não existiria pessoa melhor para me acalmar naquele momento, do que aquela que me trouxera a vida.
Mas também é bom passarmos o mesmo à elas. Sermos a melhor amiga que estará ali para limpar suas lágrimas sempre que precisar. Sempre que ela não aguentar mais em si mesma. E quantas vezes eu já não fiz isso.
Quantos momentos já abracei minha mãe em prantos, e desejei mentalmente que ela pudesse ser feliz. Ela merecia isso. Por tudo o que já passara, e ainda passava. Ela merecia, e eu desejava isso mais do que a mim mesma. Acho que quando amamos intensamente alguém, a felicidade dela é o que faz a nossa. E ver minha mãe feliz, sempre foi o motivo da minha.
Não sei expressar tão bem esse sentimento, é tanta coisa que fica difícil colocar em meras palavras. Mas um feliz dia das mães - todos os dias - para todas as mães do mundo, pois, não importa o quanto tenhamos raiva muitas vezes, elas sempre serão as primeiras a nos estenderem a mão quando precisamos.
E para aquelas que já se foram, acredite que onde quer que ela esteja, estará orgulhosa do filho que deixou em terra.

11 comentários:

  1. POR-RA DA P POSTA LOGO? E NO MENINAS DE SEDA TBM HEIN!!! ACHEI QUE ESSE BLOGUE ERA MAIS PROFISSIONAL E ORGANIZADO QUE ISSO, MAS PELO VISTO ME ENGANEI GERAL!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Eu sempre fui um tanto desorganizada, mas estou mudando esse aspecto. Logo as postagens serão mais constantes.

      Abraços.

      Excluir
  2. Melhor mesmo!!!! Foi mal ai a grosseria, mas olha q era vdd!!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, eu também quero que ela poste os capítulos, mas não foi por isso que eu a xinguei. Da próxima vez tente ser mais educado, sim?
    Ju o texto foi lindo e os capítulos estão ótimos! Não ligue para o que ele diz e comtinue sendo esta maravilhosa autora que é, com um grandioso talento e imaginação.

    Beijos Gio. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Gio! Obrigada, querida hahha.
      Acontece de vez em quando surgirem alguns comentários do tipo (me acostumei, kk).

      Beijooos.

      Excluir
  4. Oi o "Giovanna" eu to aqui sabia sua descarada!!!!!! Vc n controla oq eu digo ou oq eu faço ok? Eu falo como eu quiser, ja pensou q esse pode ser o meu jeito? Ou eu ter um motivo para estar brava? N diga nada antes de saber oq é!!!!! NUNCA FOI A ESCOLA ?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, olha só quem está falando sobre "ir à escola", não é mesmo? Você tem todo o direito de ficar brava comigo se quiser, mas destratar uma leitora que eu considero muito, não.

      Excluir
  5. Concordo cm o anonimo de cima, vc e a giovanna sao umas *****.

    ResponderExcluir
  6. COMO ASSIM "OLHA QUEM TA FALANDO DE IR PARA ESCOLA"? N ME FASSA ESPLUDIR SUA ****

    ResponderExcluir
  7. Muito admirável sua persistência!

    ResponderExcluir