Estou um pouquinho atrasada com essa postagem, né? (Uma semana, coisa pouca, rs).
Dessa vez não colocarei a culpa nas circunstâncias que me cercam, mas a mim mesma, pela irresponsabilidade.
Sem mais enrolations, vamos ao que interessa, hehe!
Harry Potter e o Cálice de Fogo (juntamente com A Ordem da Fênix, que é o quinto), sempre foram para mim os mais "monótonos".
Não, não estou dizendo que sejam chatos, é que me parecem os mais extensos da saga.
Mais um ano se inicia, Harry agora está entrando na adolescência, afinal, ele já tem 14 anos de idade.
Ele e seus amigos têm a oportunidade de assistirem à um jogo, do Torneio Mundial de Quadribol, o que até parece uma chance excelente de conhecerem novos bruxos (já que Harry não tinha a noção de que existem milhares de bruxos em todo o mundo, rs, além de ser nesse livro que descobrimos que existem 7 escolas de Magia e Bruxaria em todo o mundo, uma inclusive no Brasil \o).
O jogo parecia ir bem, mas a festa se transforma em pavor quando Comensais da Morte (seguidores do Lord Voldemort) aparecem, destruindo a tudo e humilhando os trouxas.
Ao chegarem em Hogwarts, os amigos se deparam que uma surpresa que deixa a todos empolgados: Hogwarts será sede de um grande evento que envolve as três maiores escolas de magia de toda a Europa (as outras duas são Beauxbatons e Durmstrang), o Torneio Tribruxo.Mas existe um porém: Apenas alunos maiores de 17 anos de idade poderão inscrever seus nomes e colocá-los no Cálice de Fogo (o qual será responsável por "selecionar" os candidatos, um de cada escola).
A cobiça é alta, pois o prêmio é extraordinário: prestígio no mundo bruxo e 100 mil galeõs, mas como nada na vida pode vir facilmente, o Torneio é composto por três fases difíceis, que colocarão a vida de seus participantes em risco.
Será que vale a pena arriscar?
Alunos mais novos tentam se inscrever (como os gêmeos Fred e Jorge, o que resulta em algumas cenas engraçadas), mas o cálice é protegido por um feitiço de idade, pois o torneio é perigoso demais...
Mas algo totalmente inesperado acontece... Hogwarts não tem apenas um campeão para representar a escola inteira, e sim dois, pois o nome de Harry também é expelido do Cálice.
A partir de então, começa o mistério e as perguntas: Quem foi que colocou o nome de Harry no Cálice? Como o menino se livrará dessa?
Claro que o livro não teria a menor graça se o Harry não tivesse se metido nessa encrenca, e uma vez no Torneio, não tem como fugir.
Pensando que ele se inscrevera de propósito, muitos daqueles que se diziam seus amigos se afastam, inclusive Rony, e a escola inteira fica oposta a Harry, dado apoio ao Cedrico Diggory (o outro campeão de Hogwarts).
A primeira tarefa é algo muito simples: Fugir de um dragão e roubar seu ovo, para descobrir a pista para a próxima tarefa.
Como se não bastasse o fato de ser a pessoa mais nova a competir, Harry fica com o pior dragão de todos, o Rabo-Córneo Húngaro.
Ao contrário do que muitos pensam, ele consegue sobreviver com muita maestria, e uma pequena ajuda de seu novo professor de Defesa contra a Arte das Trevas, Senhor Alastor Olho-Tonto Moody e se prepara para a próxima tarefa, nem imaginando o que ainda está por vir.
A segunda tarefa não me pareceu tão difícil quanto a primeira, e, seu ato de heroísmo, rendeu boas recompensas.
Mas quando a terceira se aproxima, o clima começa a esquentar ainda mais: o campo de quadribol se torna um labirinto, e nele existirão muitos desafios (os quais são muito mais interessantes no livro, diga-se de passagem), mas o caminho final, levará Harry até um cemitério... onde ele verá o ressurgimento de seu maior inimigo, Lord Voldemort.
Eles se enfrentam, mas a batalha resulta em uma morte...
Aqui podemos notar o amadurecimento de escrita de J. K. Rowling, tal como os personagens e a história.
Esse livro é como a transição da fase imatura de ser criança, para a adolescência, quando as responsabilidades começam a aumentar, surge o primeiro amor, amizades se tornam cada vez mais fortes (mesmo após a terrível briga entre Harry e Rony, que havia sido a maior até agora).
Vemos nossos personagens principais morrendo de amores, ciúmes, o primeiro baile, a consciência social (por parte da Mione, quando inventa o F. A. L. E.: Fundação de Apoio a liberdade aos Elfos), o que dá início à uma nova fase na saga, onde o passado é desencadeado, e está cada vez mais próximo do presente.

Curiosidades:
- Inicialmente era intenção da Warner dividir o 4º livro da série Harry Potter em dois filmes, que seriam lançados nos cinemas com uma diferença de poucos meses entre eles. A proposta da divisão era para que as várias tramas do 4º livro pudessem ter espaço para ser trabalhadas em sua adaptação para o cinema;
- Nos créditos finais aparece a frase: "Nenhum dragão foi ferido durante as gravações deste filme";
- Mais de 3 mil garotas fizeram testes para a personagem Cho Chang, em 7 de fevereiro de 2004;
- Mike Newell recebeu o cachê de US$ 1 milhão para dirigir Harry Potter e o Cálice de Fogo;
- O orçamento de Harry Potter e o Cálice de Fogo foi de US$ 130 milhões. Foi o segundo livro que vendeu mais rápido em todos os tempos; em sua semana de lançamento, mais de 6 milhões de exemplares foram vendidos nos EUA, forçando a editora Scholastic a começar novas impressões urgentemente. Ordem da Fênix tirou a liderança de seu antecessor;
- Quanto ao tamanho do livro, J. K. comentou: "Sabia que este livro seria maior do que o terceiro, mas fiquei surpresa com o tamanho final. Mas este é o tamanho ideal para que a história possa ser contada."
- Este é o único livro entre os cinco primeiros da série cuja trama não se inicia na Rua dos Alfeneiros.
Confira algumas capas do livro em outros países:
P. S.: Como semana passada foi a última semana de aula, não postei nada para me dedicar às provas finais (e à festa junina). Hoje eu deveria postar o Especial Ordem da Fênix, hehe, mas deixarei para outro dia, essa semana ainda.
E fora outras novidades que ainda estão por vir ;)
P. P. S: Amanhã responderei e visitarei todos os blogs que comentaram nas postagens anteriores e nesta.
O Cálice de Fogo é um dos meus preferidos da saga, Ju ><' E os livros, devem ser óoooooootimos, tanto quanto o filme ♥
ResponderExcluirBeijos,
Juu-Chan do Nescau com Nutella.
Hehe, eu gosto ... mas favorito mesmo não é, kkkk,
ExcluirBeijos.
ai, o calice de fogo é um dos meus favoritos e agora ? hahaha mas nunca tive coragem pra ler os livros :/ beijos
ResponderExcluirHehe, acredite, vale a pena cada página ;)
ExcluirBeijos.
Esse foi o único filme da saga que eu consegui ver inteiro, eu não sei porque não tenho paciência para assistir Harry Potter, mas tenho curiosidade de conhecer a saga direito porque tem tanta gente que fica comentando kkkk
ResponderExcluirBeijos, Raquel.
Viajando com Livros.
Heheh, nossa... tenho alguns amigos que também nunca assistiram os filmes inteiros '-'
ExcluirÉ uma pena, você pode gostar bastante ;)
Beijos.
eu também não tinha paciência pra assistir todos hehehe
ResponderExcluirna verdade só tinha assistido o 1º, dai demorava muito pra passar na tv os outros, e eu acabava ficando meio perdido na história,
porém essa semana resolvi assistir todos, online, e já assisti os 4 primeiros, indo agora para o 5º,
é uma uma história que fascina, que encanta, a cada filme que passa, e já vai dando aquela sensação de tristeza porque já estou chegando próximo do último.
Olá Rodrigo! A história é bem mais do que fascinante, eu diria, hehe.
ExcluirMas o último deu aquele aperto, seguido de algumas lágrimas :/
Beijos.