20/07/2014

Ser Escritor: Concluindo um livro

Estive afastada do blog por praticamente uma semana, pois estava concluindo os dois últimos capítulos (e o Epílogo) do livro que eu estava escrevendo. Foi o primeiro - meu bebê.
A ideia do livro estava em minha mente desde 2012 (ou um pouco antes), e até já havia começado a colocá-la em prática, postando alguns capítulos aqui no Ser Escritora mesmo, mas após achar que ninguém lia, parei.
Um tempo depois, baita tempo, por sinal, uma leitora pediu a mim a continuação, então decidi por alterar certos paradigmas do livro, e voltar a postá-lo, mas dessa vez, em um blog próprio, que vocês podem conferir aqui.
Tenho que confessar que foi difícil pra caramba. A ideia de se escrever um livro, é simples demais. Você sabe o que quer para o início, já leu milhares de blogs que dão dicas, sabe qual deverá ser o rumo da estória, quem serão os mocinhos e vilões, e se imagina passando tardes belas e agradáveis (de preferência, ao som de chuva), escrevendo, como se tudo fosse simples e lindo.
Mas não é bem assim que a banda toca. A começar pelos personagens, que no decorrer do livro, acabaram ficando meio perdidos. Percebi que metade das minhas personagens, se não existissem, não teriam feito a mínima diferença pro resultado final do livro. E fora os personagens que simplesmente foram sumindo, rs.
O bom de se colocar na prática tudo aquilo que você já viu na teoria, é que somente assim pode-se sentir na pele - nem que seja um pouco - a realidade de um escritor, ainda mais quando você tem um determinado tempo para terminar um capítulo e sofre de um terrível bloqueio criativo.
Adicione isso à sua lista: Você não conseguirá escrever um livro sem passar pelo menos uma vez em seu processo literário, por um bloqueio. Você perderá a inspiração diversas vezes, colocará seus personagens em enrascadas das quais ficará se perguntando "Em que merda eu fui me meter?", poderá até surtar e ter vontade de desistir de tudo achando que não vale a pena... mas não deixe de insistir naquilo que você almeja. Trace seu objetivo com seu livro, e corra atrás dele até o fim, mas nunca se deixe dar por vencido.
Sabe, uma das coisas que mais me desmotivaram, foram os comentários ofensivos que faziam no blog. Crítica construtiva é uma coisa, mas um comentário destrutivo e desprovido de bom senso é outra completamente diferente. Não me importo que critiquem, na realidade, espero que façam isso, pois assim poderei crescer mais como escritora, mas ofensas pessoais não levam à nada. Coisas como essa já me fizeram pensar seriamente em desativar tanto o Meninas de Seda quanto o Ser Escritora e apenas viver minha vida, rs, mas esse seria um ato do mais covarde para alguém como eu, que vive dizendo para os outros serem felizes independente da opinião alheia, ou do quanto o caminho seja difícil.
Acho que ainda sou uma jovem de carreira exígua, tenho uma vida toda para aprender com meus próprios erros, e enquanto corrijo tudo que fiz de errado no primeiro livro (acho que farei uma postagem sobre isso, para quem estiver começando não cometer os mesmos erros que eu, rs), e tentar melhorar em Meninas de Porcelana (o segundo da trilogia).
Vou planejar melhor meu tempo, para não me dedicar demais ao meu livro e sumir aqui, ou me dedicar muito aqui e sumir por lá.
Uma boa semana para vocês, trarei novidades em breve ;)

15 comentários:

  1. Oie lembra do comentario da menina de 12 anos? Bom eu apoio ela! Eu quero dicas tbm ja q a minha irma tem a idade dela e quero dar um livro de presente p ela
    Ps: tenho a sua idade Ju e quero ficar anonima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Lembro sim e estou à procura de indicações de livros, mas tava tão corrido esses dias que acabou nem dando pra postar =/
      Mas fiquem sossegadas que a postagem está a caminho. Obrigada pelo apoio.

      Abraços, colega de idade, hehehe o/

      Excluir
  2. Ju, seu conselho me ajudou bastante! Parabens pelo fim do livro! Eu posso não comentar, mas não perco um capitulo!

    ResponderExcluir
  3. Meu deus! Me ensina a fazer esse modelo de blogue? Quero o meu igualzinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O modelo está ali do lado, em "Layout por". Está todo explicado ;)

      Abraços.

      Excluir
  4. Ju, esqueci de avisar que ja postei a sua entrevista no meu blogue. Espero que goste!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ju. Que legal que você terminou! Confesso que acompanhei apenas os primeiros capítulos, mas espero ler o restante. Boa sorte pra você, não desista do seu sonho, viu?
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitooo obrigada por todo o apoio, não é de hoje, hein? *-----*

      Obrigada mesmo, meu bem, seu carinho é importante pra mim,

      Abraços.

      Excluir
  6. em pessoal avaliem se minha musica é boa

    seus olhos são como vitrines de uma noite fria
    iluminados e desejados
    encará-los é minha maior fraqueza
    porque neles eu posso ver claramente todos os meus segredos erros e defeitos
    o seu amor é uma cena misturada de suspense e ousadia
    virei refém dessa vontade de te amar de te beijar
    fechar meus olhos e abrir quando todas luzes se apagar
    o seu sorriso é metade doce e envolvente e outra metade é sedutora e envolvente
    você não tem apenas as cartas do nosso jogo de amor você tem a jogada que vicia
    encanta e engana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, achei linda, mas no meu ponto de vista, daria uma bela poesia *-*

      Abraços.

      Excluir
  7. doce e inocente eu que errei rs

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju! Então, assim, eu queria te perguntar: Como você faz o "tipo" do Blog Meninas de Seda? É que assim, eu queria fazer um blog para postar o meu livro, mas não sei como deixar para, no final da pagina, deixar "Próximo Capitulo" e "Capitulo Anterior" - Ou, como em alguns sites "Postagem mais Recente" e "Postagem mais Antiga".
    Aguardando Resposta.
    Boa Sorte para levar seu livro a editora ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada. Em primeiro lugar, qualquer blog tem isso de "Postagem mais recente" e "Postagem mais antiga". Acredito que para mudar o nome para "Próximo Capítulo" ou "Capítulo Anterior", só mexendo na configuração do seu blogger. Olha, só não te ajudo com isso, pois meu computador está com vírus (e muito difícil de mexer nessas coisas, rsrs). Mas boa sorte.

      Beijos.

      Excluir