04/12/2015

#1. O mundo precisa do que você tem a proporcionar!


Estou começando uma série de dicas para novos escritores, sobre algumas coisas que aprendi durante estes anos. Sei como é complicado achar um caminho com tantas possibilidades, e quando você começa algo, não sabe muito bem como deve prosseguir.

Mas, você sabem o quão árdua é a jornada do escritor. Tá achando que é só sentar na frente do computador, e escrever um arquivo com um monte de baboseira, que estará pronto? Não! Não é só escrever. O processo da escrita exige esforço. Noites sem dormir. Pesquisas intensas. E quando você acha que já escreveu tudo o que podia para o seu livro, irá perceber que ele até pode estar finalizado, mas não estará pronto.

E para ser sincera, ele nunca estará completamente pronto. Sempre haverá algum detalhe que poderia ser diferente. Algo que você achará que está ótimo, mas meses após, perceberá que não deixaria aquilo do jeito como está.

Diante de tanto trabalho e dor de cabeça que você terá no futuro, é importante nunca desistir. E posso te afirmar: você pensará em desistir inúmeras vezes antes de conseguir chegar onde quer. A diferença entre aqueles que realizam o sonho, para os que não conseguiram, está na persistência.

Lembre-se do seguinte: Onde você está no momento em que desiste, é o mais próximo que esteve de realizar o seu sonho. Certo? Então não pense em desistir, independente das adversidades que você encontrar pelo caminho.

Escrever é uma arte. E nenhuma arte é igual à outra. Ninguém no mundo pode proporcionar aos leitores aquilo que só você poderá proporcionar para eles. (E para aqueles que estão lendo, não são escritores, mas possuem algum sonho, o conselho é válido da mesma forma). Só você pode dar ao mundo o que você guarda dentro de si.

E quer saber de mais uma coisa? Existirão diversas pessoas por aí dizendo que já existem muitos escritores no mundo, e que talvez isso não seja para você. Mas tudo bem. Não importa o que os outros digam. O que conta, é esse sentimento que bate forte no seu peito.

Quer ser escritor? Então pare de dar ouvidos às regalias alheias, e vá traçar o seu caminho. O mundo precisa daquilo que você tem a proporcionar, pois a sua arte é única. Então, faça bom proveito!

Fiquem ligados. O próximo Guia do Escritor será sobre Como Iniciar o Livro. E não se esqueçam de curtir a página da Rainha da Epifania no facebook. 

Abraços,

Juliana R.

6 comentários:

  1. Bem... Meu sonho e ser escritor e tipo e bem difícil sabe , as coisas q eu escrevo as pessoas gostam mais sabe aquilo de ouvir :"nossa vc nao vai chegar a lugar nenhum " ou " vai fazer uma faculdade dê medicina " ou então "seu primo ganha 4.000 por semana e vc ta ai escrevendo baboseira "
    Essas coisas q nos desanimam e muito difícil ,mais isso me encorajou , sabe tenho 15 anos e tenho algumas duvidas ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não adianta fazer algo que você não ame verdadeiramente. Olha, fazer algo para ganhar dinheiro é o sonho da maioria das pessoas, mas eu, enquanto escritora, posso lhe dizer que poucas coisas na vida possuem o valor que tocar a alma de alguém através de seus escritos, possui.

      Faça o que ama. Se não tiver retorno nenhum, faça algo que lhe dê dinheiro, mas só para se estabilizar antes de ter a carreira que almeja.

      Mas desistir de um sonho por conta do que pessoas que não tem nada a ver com as decisões que você toma para a sua vida? Jamais.

      Abraços.

      Excluir
  2. Nossa que texto sensacional, motiva você em qualquer área da vida, é abrangente, é belo, é verdadeiro, simplesmente amei!
    A frase "Onde você está no momento em que desiste, é o mais próximo que esteve de realizar o seu sonho." é algo que eu fico me repetindo como um mantra, porque é verdadeira mas muitas vezes difícil de seguir.
    Estou seguindo e adorando seu cantinho <3
    Beijos.
    Criei, recentemente, um blog para falar sobre filmes, séries, cultura e artes no geral. Se você puder dar uma conferida eu ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Muito obrigada. Você deve repetir isso para si mesma, até internalizar essa frase e ver quanta verdade que existe dentro dela.

      Se você já chegou até aqui, por que desistir agora?

      Abraços.

      Excluir
  3. Adorei seu texto e concordo completamente! Nada na vida é fácil e não podemos desistir!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir