21/03/2017

Precisamos falar sobre Extraordinário

Creio que a maioria já deve ter ouvido falar sobre o livro Extraordinário. Ele conta a história de Auggie, um garotinho que nasceu com uma doença genética, cuja sequela é uma deformidade em seu rosto, e após passar por inúmeras cirurgias, precisa enfrentar um novo desafio: deixar o ensino que sua mãe lhe dava em casa, e ir para uma escola.

O livro tem uma narrativa leve, e a história é contada pelo ponto de vista de diversos personagens. O que me chamou a atenção, foi a forma como as pessoas que conviviam com ele, e aquelas que não estavam acostumadas ao que era diferente, agiam com ele.


A forma como o livro trouxe uma bela mensagem sobre a gentileza, e mostrou como o preconceito está enraizado em cada um de nós, e é justamente sobre isso que eu quero falar.
Ele é só um garoto. O garoto mais estranho que já vi, é verdade. Mas é só um garoto. 
A história do Auggie me levou a uma reflexão intensa sobre o preconceito nosso de cada dia. Sobre a forma como julgamos as pessoas por sua aparência, muitas vezes sem levar em consideração aquilo que a pessoa realmente é. 

Já parou para refletir quantas vezes em sua vida você não fez isso? Quantas vezes você julgou sem conhecer, traçou uma personalidade inteira e uma trajetória de vida para alguém, por aquilo que ela aparentava ser. 
Eu gostaria que todos os dias fossem Halloween. Poderíamos ficar mascarados o tempo todo. Então andaríamos por aí e conheceríamos as pessoas antes de saber como elas são sem máscara.
O preconceito é o que, muitas vezes, nos afasta das outras pessoas, e nossa função é nos desprendermos de tudo o que nos impede de exercer nossa humanidade em sua grandiosidade: somos todos humanos, e devemos respeito uns aos outros.
- Mas a melhor maneira de medir quanto vocês cresceram não é por centímetros, nem por quantas voltas conseguem dar na pista, ou mesmo por sua média de notas, emboras essas coisas, sem dúvida, sejam importantes. A melhor medida é o que vocês fizeram com seu tempo, como escolheram passar os dias e quem cativaram. Para mim, essa é a melhor medida do sucesso. 
Imagina agora se formos parar para pensar no quanto já ferimos alguém, seja através de palavras ou gestos? Nenhum de nós pode prometer ser perfeito, mas podemos ser melhores, para aprendermos com o Auggie o que ele ensinou para a sua escola toda: a gentileza é o melhor caminho para nos conectarmos aos outros.
- Se forem apenas um pouco mais gentis que o necessário, alguém, em algum lugar, algum dia, poderá reconhecer em vocês, em cada um de vocês, a face de Deus.
Talvez, em outro momento, eu faça uma texto mais elaborado sobre o assunto, mas por enquanto, só quero deixar essa reflexão. Vamos desvendar nossos preconceitos, e deixar nossas amarras de lado. Te garanto que o mundo ficará bem mais bonito, e você será capaz de enxergar quantas pessoas incríveis existem ao seu redor.
 Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração. 
Club do Livro: Eu e mais duas blogueiras da minha cidade (As maravilhosas Aline Nascimento, do Divagando Palavras, e a Aline Rodrigues, do blog Relíquias), tomamos a iniciativa de fazer um Club do Livro aqui em Sumaré, onde moramos.

O 1º encontro foi mês passado (todas as fotos do post foram do evento), e o livro tema foi justamente o Extraordinário. Abordamos essa questão do preconceito, e uma atriz, amiga nossa e apoiadora, se vestiu como moradora de rua, para se enturmar no evento, e para trabalharmos a questão de não julgar uma pessoa por aquilo que ela aparenta ser.
Seus feitos são seus monumentos. 
O livro deste mês será "O último adeus" (logo teremos "Precisamos falar sobre" por aqui), e o encontro ocorrerá dia 25, às 9hrs, na Biblioteca Municipal Professor Plínio Machado da Silva, no centro da cidade de Sumaré.

Confiram os links abaixo, e confiram os blogs das minhas parceiras de blogsfera e club literário: 

Resenha da Aline Nascimento: Extraordinário - Divagando Palavras
Postagem sobre o evento, pela Aline Rodrigues: 1º Encontro Aválon Book Club - Relíquias

2 comentários:

  1. Morro de vontade de ler este livro, está na minha wishlist e eu ainda vou dar atenção pra ele com toda certeza! Que ensinamento maravilhoso...
    Gentileza gera gentileza sempre, precisamos aprender isso o mais rápido possível <3

    www.reinodaspalavras.blog.br

    ResponderExcluir
  2. Ju, conseguimos, agora temos um clube do livro em Suamré, adoro fazer parte disso... Adorei o Post, parabéns...

    Sucesso pra gente amiga!!!!

    ResponderExcluir