02/07/2015

O amor vem com o tempo!


Ouço suas lamentações com o mesmo carisma de sempre. Você, se lamenta comigo, sobre os mesmos assuntos. De sempre. Como sempre.  Não gosta de estar sozinha. De ser a solteira no meio de tantos amigos que namoram. De ser a agulha no palheiro remexido. Sei como se sente, amiga, mas sinceramente, se me permite dizer, todo esse drama não vai mudar nada. E para você também não, meu caro! 

Você quer um amor, e parece ter uma certa pressa para que isso aconteça. Sabe, aquele imediato de início de relacionamento, que pula a fase primordial de descoberta, e já quer ir direto para as "quintas de final", pois você quer seu amor tão logo e imediato quanto um café quente, antes mesmo de passar o coador. Mas, essas coisas não acontecem do dia pra noite. O processo é lento, você tem que ser paciente.

- Sabe, Ju, já me cansei de nunca dar certo com ninguém...
- Pare de frescura, menina! - respondo, em um ímpeto de impaciência, mas volto meu olhar para suas pupilas marejadas em lágrimas, e acrescento. - Uma hora, tudo na vida cansa. De amar demais e receber de menos. De tentar, e não atingir. De sofrer pelos mesmo motivos. Mas quando isso acontece, renove sua fé no amor!  

Mas veja bem, isso também não significa esperar pelo resto da vida de braços cruzados, esperando o mundo girar ao seu redor, enquanto você não se move. O amor, vem com o tempo, mas também, com a convivência, o cultivo diário de carinho, e uma pitada de despretensão. Ninguém ama intencionalmente! Não se conhece alguém já sabendo o quão especial e importante ela será na sua vida, qual será a intensidade dos sentimentos de ambos um dia. 

Não se pode amar ninguém à primeira vista. Já viu aqueles filmes de comédia romântica, que o casal se conhece em um dia, uma semana depois já estão fazendo juras de amor eterno, e um mês após, já se casam e vivem... o que? Felizes para sempre? O amor não é aquilo, e não tente provar o contrário! É mais do que uma mera atração, mero interesse. Meras coisas, que podem ser chamadas de qualquer coisa, exceto, amor. 

- Eu não sei se consigo mais ter fé nisso... 
- Sempre haverá vida após o amor para você tentar uma vez mais, lembra? - ela assente, e eu prossigo. - Então não deixe que meios amores estraguem aquilo que virá por inteiro. Se não deu certo, é a vida te preparando para o que virá, e será o amor verdadeiro. Adequado! Aquele que completará em você aquilo que lhe falta. 

Com o tempo, você pode se dar conta de que o amor é uma junção de todas as partes quebradas que os amores passados deixaram em você. Se aprende a amar, simplesmente amando. Isso não é nada surpreendente, mas a vida é desse modo. E acredito que ninguém perca por amar demais, e que a vida é um reflexo das coisas que você dá a ela. Quanto mais você ama, mais isso retorna em forma positiva para sua vida. 

O que quero dizer, é que as chances são mínimas para quem acha que amor é entregar-se de corpo e alma à um relacionamento amoroso por mês, achar que ama verdadeiramente em todas elas, e tenta manter-se intacto como se um relacionamento não acrescentasse nada ao outro. Mas, amar de verdade, é ter a leveza no olhar para encarar cada amanhecer como uma nova oportunidade de encontrar aquele alguém. 

- Mas e se eu não conseguir mais acreditar?
- Então pare de frescura! Que coisa! A vida se renova todo dia. Certo? Então em um dia desses, simplesmente acontece. 

Amar de verdade, é encontrar aquele alguém que, mesmo conhecendo todo o passado dele, você ainda se encanta com as pequenas coisas que o torna tão especial. É gostar de suas qualidades, mas acima de tudo, amar e aceitar seus defeitos, pois todos os conjuntos são ligados pela mesma intersecção. Mas, acima de tudo, o amor verdadeiro é aquele que você não desistirá nem nas piores tempestades que vocês tiverem que enfrentar no mesmo barco. 

Você irá lapidando com o tempo aquelas pontas imperfeitas, adequando-as à sua maneira. E pode acreditar em mim, que por mais difícil que seja amar alguém, sinceramente e de todo seu coração, alma e despretensão; um dia essa pessoa chegará para transbordar seu coração. Mas não se apresse, meu bem, o amor, vem com o tempo. 

O tempo, e a sua disposição em aprender a amar. Em permitir-se ser amado! 

7 comentários:

  1. Esse texto é simplesmente perfeito. Mas acho que isso já não é novidade para ti. Há tanta verdade nessas palavras! "pois você quer seu amor tão logo e imediato quanto um café quente, antes mesmo de passar o coador." Tanta verdade nesta comparação, as pessoas querem um amor imediato mas não um amor duradouro, querem algo fugaz e brilhante como uma supernova mas não algo que dure muito tempo como uma pequena estrela. As pessoas cansam-se de ter esperança, mas a esperança é a última a morrer e eu nunca deixarei de acreditar que é possível amar e é possível ser amado de volta. Maravilhoso, profundo e complexo! Continua *-*

    Beijos, Catline
    rapariganoseculo21.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cat!

      Muito obrigada, como sempre, por um comentário tão fofo e carinhoso ♥
      São pessoas como você que me fazem escrever cada vez mais.

      E você captou exatamente o que eu quis passar com o texto. Para o amor vir, é apenas uma questão de tempo, paciência e de aprendizado.

      Até mais,

      Beijos.

      Excluir
    2. Olá, Cat!

      Muito obrigada, como sempre, por um comentário tão fofo e carinhoso ♥
      São pessoas como você que me fazem escrever cada vez mais.

      E você captou exatamente o que eu quis passar com o texto. Para o amor vir, é apenas uma questão de tempo, paciência e de aprendizado.

      Até mais,

      Beijos.

      Excluir
  2. ola o seu blog e muito bom eu gosto meu nome e Morgana Agatha ja comentei por aqui estou com uma depressao profunda escrevi 100 contos curtos de terror e suspence o nome de um deles e a proposta do tempo para um garoto apaixonado esse e mais suspence do que terror mas enfim caso alguem esteja interesado me diga tenho contos e mais contos ate demais obrigado
    boa sorte pra voce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Morgana!

      Estou interessada em seus contos, se quiser, pode me enviar por e-mail: ser-escritora@outlook.com

      Espero que fique bem! E obrigada,

      Abraços ♥

      Excluir
  3. Oi, eu descobri seu blog do nada, no google, e me apaixonei de cara! Além de termos nomes parecidos, também amamos escrever. Se não foi pedir demais, dá uma olhada no meu blog de escrita, por favor? http://juliecarolinerm.wix.com/quando-tudo-mudou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Ju!

      Pois é, nomes bem parecidos mesmo. Muito obrigada!
      Estarei visitando.

      Abraços.

      Excluir