17/03/2017

Epifanias de sexta: "Será que estou fazendo a diferença pra alguém?"


Dias atrás eu me peguei em uma crise existencial de uma magnitude tremenda. Não gosto de me sentir assim, mas ela afeta minha sensibilidade do mundo: eu vejo as coisas por um ângulo mais estreito e minucioso.

Desta vez, me peguei pensando na importância pífia que eu parece apresentar para as pessoas. Talvez elas me vejam em uma ótica diferente, mas eu sinto que elas não se importam tanto. Sabe quando você simplesmente não se encaixa em lugar algum, independente de onde esteja? 

Como se eu fosse um mero borrão na visão aturdida do míope: todo mundo prefere o que transmite claridade, e naquele momento, eu não era mais claridade alguma. Eu era um borrão na imensidão. 

Aquela que por motivos estapafúrdios sempre fica de fora das comemorações da galera, que se importa mais com os outros, do que os outros com ela. Que quer se integrar ao grupo de pessoas, mas se sente distante e se afasta. 

Eu nunca soube o tipo de pessoa que quero ser, e o tempo em nada ajuda. Quero ser a amiga de todos? A que fica isolada no canto? A conselheira? O centro das atenções? Aquela com a qual ninguém se importa? Ou a que atrai poucos, mas bons amigos? 

Sabe, eu sempre fui intensa demais, e talvez este seja meu defeito. Sempre me importei muito, apesar de negar de muito bom grado. Sempre quis que as pessoas vissem a pessoa incrível que eu sou por dentro, mesmo tão podre em minha superfície. 

Tenho elementos pessoais que me incumbem em culpa, e talvez eu esteja errada em dar tanta relevância para motivos tão banais, e de simples solução: tenho que deixar minha alma leve, e carregar comigo apenas aqueles que verdadeiramente desejam estar ao meu lado. 

Não preciso ser o centro das atenções. Nem a mais sociável, ou a mais tímida. Preciso ser apenas eu mesma, sem tirar nem por. Mesmo que eu ainda não saiba, eu não preciso decidir quem eu quero ser, pois já sou.

Aquela que gosta de si mesma, acima de tudo, e que não se importa com o que os outros pensam, pois a luz que me é emitida de dentro, transborda por todas as outras superfícies. 

Talvez, o segredo da vida seja simples: deixar de querer agradar a todos, e cuidar principalmente de meu próprio coração. Pois ele é o provedor de toda a dor e alegria. E se eu posso ser feliz ao lado de quem me ama, por que me incomodo tanto com aqueles que não foram atingidos com a minha luz? 

O jeito é deixar a alma leve e permitir que o tempo traga os verdadeiros, leve aqueles que não devem ficar, e a calmaria me permita sentir que tentar fazer algo para agradar alguém, é errado demais.

Quem gostar disso, que fique. Quem não gostar, amém! 

2 comentários:

  1. Julianna, se eu pudesse te dar um abraço agora mesmo, eu daria.
    Deixa eu te falar uma coisa: você está no caminho certo. Não adianta tentar agradar todo mundo e deixar de se agradar e cuidar de você mesma. Aceite este conselho de quem passou muito tempo tentando ser querida por pessoas que não dão a mínima. Só que aí eu cansei. Passei a focar mais em mim e em quem realmente me quer bem. Pro resto, comecei a dar exatamente a mesma coisa que eles me dão. E quer saber? Foi a melhor decisão que eu tomei na minha vida. Tirou um peso das minhas costas.
    Você faz uma diferença enorme no mundo. Sabe por quê? Porque poucas pessoas tem a sua sensibilidade e a sua luz. Se eu já sinto isso só lendo seus textos, imagine se te conhecesse pessoalmente.
    Leve a vida mais leve. E do seu lado, somente quem merece o seu carinho. <3

    www.reinodaspalavras.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, muito obrigada por ter passado por aqui, e por suas palavras! ♥
      Eu escrevi este texto há tempos atrás, quando ainda me incomodava muito com isso. Acredito que todo mundo deve ter aquele momento em que pensa: Meu Deus, ninguém gosta de mim de verdade.

      Com o tempo, vamos aprendendo que o amor próprio deve vir em primeiro lugar. Se gostarem de mim, ótimo. Caso contrário, eu me amo e isso sempre deve bastar.

      Muito obrigada, de verdade! Gosto muito dos seus textos, acredito que teríamos conversas incríveis se nos conhecêssemos pessoalmente! ♥

      Beijos,
      Ju.

      Excluir