18/06/2014

Ser escritor: A escolha do título

Fonte: Tumblr. Só editei. 

Taí uma coisa que ocupa uma boa parte do pensamento de qualquer escritor, ou aspirante a escritor: Qual título dar ao livro?
Essa é a pergunta que mais recebo tanto em comentários quanto por e-mail (e gente, não tem como eu dar uma dica de título se vocês não me falarem absolutamente nada sobre o livro de vocês).
Não me acho a melhor pessoa para dar esse tipo de dica, já que nomes para livros realmente é uma coisa da qual a minha criatividade se limita, mas nunca se sabe, né. Esqueça aquela história de que a capa não importa quando o conteúdo é bom. Claro que é verdade, já vi diversos livros com capas e títulos espetaculares, mas que o desenvolvimento do que foi escrito deixou muito a desejar, mas tenha em mente que é justamente esse conjunto de fatores (capa e título), o que vai chamar atenção para o seu livro no primeiro momento.


 Construção de Títulos
  1. Caso você nem tenha começado a escrever ainda, não se preocupe tanto com isso. Quando comecei, coloquei o título do meu livro como “Natalie Dolman” (a personagem principal), porque você terá que se preocupar mais com o desenvolvimento, do que com o título nesse primeiro momento. Coloque um título provisório, como o nome da personagem principal, ou alguma coisa bobinha que tenha importância dentro da história, e conforme seu desenvolvimento, achará o título ideal;
  2. Uma opção que acho muito bacana é escolher uma única palavra como título. Uma palavra simples, direta, que resuma basicamente o livro, deixando aquele ar de "preciso ler esse livro e descobrir mais". Tente procurar aquela palavra-chave que traduza - pelo menos para você - o significado do livro. Peguei como exemplo, a trilogia da Veronica Roth: Divergente, Insurgente e Convergente.

    Simples, direto, e ao mesmo tempo, instigante. Se a palavra-chave que você escolher for algo muito “sem graça”, procure em um Dicionário de sinônimos, onde poderá encontrar algo que cative a atenção do leitor.

    Ex.: Suponhamos uma história qualquer, na qual a personagem seja acusada de algum crime que ela pode ou não ter cometido, mas é obrigada (por algum motivo de forças maiores), a mentir diante do tribunal.

    Nesse caso, eu escolheria como palavras-chaves, “falso testemunho”, o que eu poderia usar como título, ou algo similar à ele, que represente a mesma ideia, como a palavra “Perjúrio”. Simples, direto, e instigante. 
  3. Defina seu gênero literário (romance policial, amor, ação, aventura, suspense, terror, comedia, etc etc), e procure livros sobre o assunto. Analise os nomes dos que chamaram mais sua atenção, e reflita sobre o que levou você se interessar justo por aquele livro. Qual palavra do título te deu vontade de comprar o livro e lê-lo;
  4. Agora uma dica que vi lá no Livros e Afins : use títulos que sugiram alguma ação vivenciada pelo protagonista. Use os verbos à seu favor, fugindo dos básicos mais comuns, como ser e estar. Antes de escritor, você também é um leitor, então pense bem naquilo que lhe causa curiosidade, e mãos na massa;

  5. Caso seja uma saga, ou trilogia, você pode escolher um título fixo para todos, e mudar apenas o subtítulo conforme os volumes.

    Um exemplo disso são os livros do jogo Assassin’s Creed, em que cada volume, o subtítulo é diferente, levando em comum o nome da saga: Assassin’s Creed: Renascença, Assassin’s Creed: Irmandade, Assassin’s Creed: A Cruzada Secreta, Assassin’s Creed: Revelações, Assassin’s Creed: Renegado, Assassin’s Creed: A bandeira Negra;

  6. Use adjetivos que enaltecem alguma característica do personagem principal (como “O poderoso Chefão”), ou que indique algum lugar que será citado no livro (com em “As minas do Rei Salomão”).
Encontrei um site muito bacana, com ótimas dicas,  Blog da Ronize Alline.


Livros famosos com bons títulos
Fonte: Tumblr 

Para quem ainda está na dúvida, confira alguns títulos interessantes que chamaram minha atenção, e se inspirem: 
    • Eu sou o número quatro (Pittacus Lore);
    • O guardião do tempo (Mitch Albom);
    • Bruxos e bruxas  (James Patterson e Jill Dembowski);
    • Quando cai o raio (Meg Cabot);
    • A corrida de Escorpião (Maggie Stiefvater);
    • Claros sinais de Loucura (Karen Harringthon);
    • Uma razão para respirar (Rebecca Donovan);
    • Desafio (C. J. Redwine);
    • Se alguma vez... (Meg Rosoff);
    • O conde de Monte Cristo
    • O poder da espada (Joe Abercrombie);
    • Antes da forca (Joe Abercrombie);
    • Fique onde está e então corra (John Boyne);
    • Atraente desafio (Jennifer Hayward);
    • Se eu ficar (Gayle Forman);
    • As mentiras de Locke Lamora (Scott Lynch);
    • A caixa da Maldade (Martin Langfield);
    • A rosa da meia-noite (Lucinda Riley);
    • O código do Apocalipse (Adam Blake);
    • Hora Morta (Anne Cassidy);
    • Como eu era antes de você (Jojo Moyes);
    • A garota que você deixou para trás (Jojo Moyes);
    • A filha do Louco (Megan Shepherd);
    • Coração Envenenado (S. B. Hayes);
    • Um conto do destino (Mark Helprin);
    • O lado mais sombrio (A. G. Howard);
    • Uma vez na vida (Marianne Kavanagh);
    • A filha do Sangue (Anne Bishop);
    • O Segredo da Bastarda (Cristina Norton). 
Até a próxima. 

12 comentários:

  1. Oooooooooooooooooi, Juu ♥ Que saudades que eu estava daqui, mulher, meu Deus! E de ti, é claroooooo! :3 Senti falta dos teus textos e dicas perfeitas. Eu estou escrevendo um livro, você sabia? Uauashuash, receio que sim! O título em si foi mais fácil do que qualquer outra coisa e surpreendentemente, eu segui todas estas suas dicas! Coloquei o ponto focal do livro no título e não é que deu certo? Gente, eu adoreeeeeeeeeeeei suas dicas, mesmo! E eu acho que você é a melhor pessoa para dar dicas a respeito da construção de um livro! <3

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiiiiiii, Juuuu! Também estou com saudades. De você, do seu blog ♥ (vou tomar vergonha na cara e te visitar, kk).
      Eu sei do seu livro *-* Pena que você só postou o Prólogo u.u
      Enfim, títulos e tudo mais varia pra cada um, né? Kk, no meu caso, foi até fácil.
      Obrigada mesmo, minha querida <3
      Vou te fazer mais visitinhas, viu.

      Até maaaais, beijooos ♥

      Excluir
  2. Essas dicas ajudam muito! Eu também fui no blog da Ronize Alline quando quis criar um título. Então passei aqui para nomes e sobrenomes de personagens.
    Vocês duas me ajudaram demais.
    Beijos Gio

    ResponderExcluir
  3. Oi por quem e para que leitora voce vai fazer uma entrevista????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! A leitora entrevistada foi a Amanda Bassuli, estou esperando só a capa do livro dela mesmo. Provavelmente, segunda já será postada.

      Abraços.

      Excluir
  4. Meu livro fala sobre uma menina que se apaixona por seu professor e tem cancer. Acha que o titulo : amor doentio serve ? (*-*)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Cami! Então, tente pensar no efeito que seu título iria passar isoladamente. Lendo "Amor doentio", dá aquela impressão de obsessão (sabe quando a pessoa seria até mesmo capaz de matar pela pessoa amada? Então).
      Mas pense em algo relacionado à esse título tbm, acho que ficaria legal.

      Abraços *-*

      Excluir
  5. Oii, Ju! Adorei esse post, pois sempre tenho esse problema na hora de nominar minhas histórias. Quando eu escrevia novelas (pretendo voltar a escrever!), nunca conseguia escolher o nome que realmente queria, mas felizmente todos os que criei foram bem aceitos pelos leitores né hahahaha Ano passado, eu estava no processo de criação dos primeiros capítulos do meu livro e uma das coisas que mais me desagradam em relação a ele atualmente é o título! Hahahaha Acho que vou ter que mudar :/ Hahaha Beijinhos, StarGirlie.

    www.babistargirlie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Star! Comecei a ler uma de suas novelas ano passado, e os nomes são sempre criativos *-*
      Mude sim, quantas vezes for necessário, e se possível, fale sobre ele em seu blog. Eu e outros leitores vamos adorar conhecer,

      abraços.

      Excluir
  6. Suas dicas me ajudaram muito! Começando a procuras pelo meu título! Obrigadaaaaa!

    ResponderExcluir