15/01/2016

#3. Por dentro dos gêneros literários

Olá, galera!

Desde que decidi dar início ao Guia do Escritor, tenho recebido um bom retorno dos leitores aqui do Ser Escritor(a). E estou bem satisfeita com isso, muito bem, obrigada! O tema de hoje será gêneros literários. 

E fiquem atentos, meus caros poetas, pois o tema da próxima sexta será sobre a Construção de Poemas. 

O gênero nada mais é do que um compilado de obras que produzam conteúdos com características similares. Na literatura, os gêneros são divididos em três categorias: narrativo, lírico e dramático.

Narrativo: Aqui, é caracterizado pela existência do narrador. O mesmo irá contar a estória que os personagens estão inseridos, em um tempo e espaço. Dentro deste gênero, existem vertentes literárias como:

--> Romance: Não! Não é a típica história de amor. O romance é um gênero caracterizado pelo detalhamento das ações e emoções dos personagens, e diversas tramas que são desenvolvidas no decorrer do livro.

Para citar alguns tipos de Romance existentes na literatura brasileira, vale cita: romance urbano, histórico, romântico, naturalista, indianista, modernista, gótico (Edgar Allan Poe mandou lembranças), policial (Agatha C. também) e aventura.

--> Ensaio: Texto literário breve, poético e didático. Seu objetivo é expor ideias e atrair críticas e reflexões sobre o tema. Entre os mais famosos escritores do gênero, estão C. S. Lewis, Leo Tolstoy e José Saramago.

--> Crônica: Uma curta narração. Geralmente é escrito para a finalidade de ser publicado em revistas, jornais e website. A inspiração tem por base fatos cotidianos, e traz no final uma reflexão ou sátira. Os tipos de de crônicas, são: Descritiva, narrativa, dissertativa, narrativo-descritiva, humorística, lírica, poética, jornalística e histórica.

--> Conto: Obra fictícia com criaturas, lugares e acontecimentos extraordinários. É bem menor que um romance ou novela. Entre os contistas mais famosos, estão: Machado de Assis, Monteiro Lobato e Clarice Lispector.


--> Novela: É uma narrativa menor que o romance. Possui mais desenvolvimento de personagens e cenários do que o conto. Um dos maiores exemplos de livros nessa narrativa, é A Hora da Estrela, da Lispector.

--> Fábula: Narrativa literária curta, apresentando como personagens os animais. Sua finalidade é apresentar uma lição de moral para o leitor. Quem nunca ouviu falar das Fábulas de Esopo, ou então, Monteiro Lobato?

--> Épico: O gênero era mais conhecido dentro da poesia, mas hoje também é usado em narrativas com personagens heroicos. Retratam guerras, aventuras, e as histórias podem tanto ser inspiradas em fatos ocorridos, ou fictícios. Um grande exemplo é a Trilogia Senhor dos Anéis.

Lírico: Poesia. Seu professor de Português já deve ter falado sobre poesia lírica em sala de aula (Sabe aquela aula que você estava dormindo na carteira? Pois então!), e possui por maior característica, a expressão das emoções e sentimentos humanos. As vertentes que fazem parte da poesia lírica, são:

--> Elegia: Caracterizado por retratar acontecimentos tristes;

--> Ode: Pode ser tanto cantada ou declamada, exalta nobres valores, especialmente em homenagem à pessoa amada;

--> Écloga: Busca retratar a vida dos pastores (era assim até o século XVII);

--> Soneto: Entre todos, o mais conhecido (o diferentão. O popular da galera.). Poema em 14 versos, sendo 2 estrofes de 4 versos e 2 estrofes de 3 versos.

Dramático: A maior caracterização, são os diálogos. Eles representam a voz narrativa do drama. O gênero é dividido em:

--> Auto: Peça curta com cunho religioso;

--> Farsa: Situações grotescas, ou até mesmo, ridículas;

Encerro por aqui. É isso, pessoal! Espero que tenham curtido. Qualquer sugestão de tema, é só deixarem abaixo nos comentários.

Não se esqueçam de deixar aquele curtir maroto na página do Ser Escritor(a) no Facebook: clique aqui e faça uma escritora feliz.

9 comentários:

  1. Oi Ju,
    Amei o post, muito interessante.
    Como sempre vc nos traz posts com informações maravilhosas *-*
    Beijocas ;*

    http://mundodosonhos2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa gostei muito desse post ^^ e bom saber tudo isso mesmo que não tenha talento para escrita kkkkk


    http://estilodenerd42.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju
    Muito bom seu post, gostei muito. Sempre quis achar algum lugar que estivesse explicadinho assim, finalmente achei ❤ parabéns, viu?

    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Karol!

      Se a postagem conseguiu satisfazer suas dúvidas, então minha missão está cumprida! :)

      Abraços. ♥

      Excluir
  4. Adorei!
    Muito bom esses esclarecimentos, e é algo que não vemos sempre.
    Beijos
    Dri

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ju

    Primeira vez que posto aqui, mas estou a bastante tempo acompanhando suas postagens e posso dizer-lhe que estou amando!
    Estou escrevendo meu livro, antes estava sem esperança confesso, mas comecei a ler suas dicas e elas estão ajudando muito!
    Obrigada. Sério! Estou muito agradecida.

    Beijos.
    Tiffany

    ResponderExcluir