13/01/2016

RESENHA: Distopia, por Kate Willians

E aí, galera! Tudo bem com vocês?

No último dia de 2015, chegou para mim o livro Distopia, da Kate Willians. Estou participando do Book Tour organizado pela mesma. É uma autora brasileira, de apenas 20 anos e cheia de sonhos no coração.

Distopia é seu primeiro livro publicado. Vamos conferir um pouco mais?.

Sinopse: Uma grande guerra devastou continentes inteiros. A necessidade de sobrevivência levou as poucas pessoas restantes a encontrarem um novo meio de restaurar sua sociedade. Então, o mundo foi dividido em duas classes sociais: Os Governantes e os Governados.

Em um lugar onde duras regras militares organizam  a humanidade, será preciso muito mais do que um exército para impedir que dois mundos se encontrem. Thiago é soldado por obrigação e um Governado por nascença. Laura é filha do Coronel, uma Governante. O que os dois não esperavam é que viveriam um romance capaz de transcender o Regimento.

Você lutaria contra uma sociedade controlada, para viver um grande amor?

Resenha: Distopia é um livro surpreendentemente apaixonante. Em diversas partes dele, me peguei pensando: "Daria um ótimo best seller." E mantive minha opinião até o final. Tanto pelo profissionalismo da autora em escrever com tamanha destreza, quanto pela narrativa envolvente que se desenvolve.

A narrativa do livro é dividida em duas: a rotina dos Governantes, e pelo que os Governados passam. O cenário me lembrou O menino do pijama listrado (embora ambas histórias não possuam relação). 

No ano de 2016, houve a Terceira Grande Guerra, e com os sobreviventes, aconteceu uma divisão entre Norte, Sul, Leste e Oeste, separando à todos entre a família de Governantes (uma para cada localidade), e os Governados, que desde cedo, já são treinados à mãos de ferro, para aguentarem grandes atrocidades.

Mesmo em realidades tão diferentes, Thiago conhece Laura. Os dois experimentam do mais puro sentimento: a descoberta do primeiro amor. 

O que gostei em Distopia, é que o livro não foca no amor dos dois jovens. Sabemos que o sentimento está ali, mas o foco principal mesmo, é apresentar a realidade sofrida que ambas as partes são obrigadas a viverem. 

É um livro que tem grande potencial de se tornar um best seller, por apresentar um mundo distópico tão verossímel, que chegamos a acreditar que aquela pode se tornar, um dia, a realidade de nossa humanidade. 

Questões bem sérias são abordadas, mas de uma maneira leve. O livro agrada por ser tão palpável na forma como é abordado. 

Os personagens foram muito bem desenvolvidos, e dou meus Parabéns à Kate pelos jovens do livro terem uma linguagem bem mais informal e despojada. Ponto positivo! 

E sem contar que a figura feminina foi muito bem representada pela Laura, uma adolescente forte e determinada, que provou não ser apenas uma "garotinha mimada." Muito ao contrário! 

Distopia é um livro que merece ser lido! Vamos valorizar a cultura nacional! Hehe. 

9 comentários:

  1. Super curti sua resenha, agora tive que acrescentá-lo a minha lista de desejados que já está enorme!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. OI, tudo bem?

    Adorei a resenha, sempre fico com um pé atras quando se trata de livros com esse tema, fico sempre na dúvida se leio ou não, possa ser que um pouco mais pra frente eu crie coragem e leia.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Dani!

      É normal ficar receosa, principalmente quando não se conhece o autor, ou não tem muita familiaridade com o gênero.

      Mas mergulhe de cabeça.

      Abraços.

      Excluir
  3. Adorei sua resenha.
    Estou lendo muitos nacionais, esse já estava na minha lista.
    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!

      Muito obrigada! É sempre bom conhecer novos talentos da nossa literatura. ;)

      Abraços.

      Excluir
  4. Distopia é um dos gêneros que mais gosto!
    E os livros nacionais que leio estão sempre ótimos!
    Já está na minha lista ;)
    Beijos
    Dri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhuuu! Espero que este seja o ano dos nacionais ♥

      Abraços.

      Excluir
  5. Que resenha lindaaaa, amei de paixão, obrigada Ju! <3

    ResponderExcluir