03/04/2017

Precisamos falar sobre 13 reasons why

Todo mundo já deve ter visto todo mundo comentando sobre a série que teve sua estréia dia 31 de março, pela Netflix. 13 reasons why foi baseada no livro que tem o mesmo nome - Os 13 porquês -, e conta a história de Hannah Baker, uma jovem estudante que comete suicídio, e deixa 13 fitas gravadas, explicando os motivos que a levaram ao ato.

Como todos os "Precisamos falar sobre", o meu intuito não é fazer uma resenha, mas sim falar sobre a relevância da história para nossas vidas, e como podemos refletir profundamente no contexto para não apenas nos conscientizarmos sobre o suicídio, como também para pensarmos na forma como tratamos aqueles que nos rodeiam.


A série tem o público voltado aos jovens, mas definitivamente deveria ser assistida por todos, independente da idade. Ela retrata a vida dos jovens no colégio, abordando vários assuntos que vou comentar individualmente.

Vamos começar pelo bullying. A Hannah era a garota novata na escola, mas teve sua reputação manchada por causa de uma brincadeira de péssimo gosto. Aos poucos, podemos ver o quanto isso vai a consumindo, e ela vai guardando dentro de si muita mágoa.

Ah, e outra coisa que precisa ser dita, é que precisamos aprender a diferenciar elogio de assédio. São duas coisas totalmente diferentes. Quando um aluno faz uma lista de "Melhores e Piores" da sala, Hannah é "classificada" como "a bunda mais bonita".

E as consequências vieram logo em seguida: ela sofreu um baita assédio de um cara da escola, quando ele indiscretamente deu uma bela apertada em seu bumbum.

A garota ficou aos prantos. E não era para menos! Ela estava sofrendo com tudo aquilo, mas segundo o que alguns disseram, ela não tinha motivo para ficar triste com aquilo, afinal, considerarem a sua bunda como a mais bonita da sala, deveria ser um elogio, não é? 

Claro! Por que isso seria o ponto de partida para passarem a mão, devorarem seu corpo com os olhos, e manter aquela fama de "garota fácil" que injustamente ela conquistou.
E os motivos foram apenas aumentando. Algumas pessoas podem até dizer que um motivo ou outro foi pequeno, mas não podemos esquecer que não foi 1 motivo que a levou ao suicídio: foram 13. E cada motivo pequeno, quando vai se acumulando e somado aos outros, se torna relevante.

Muito relevante! (Ah, e antes de dizer que o motivo dela foi pequeno ou não, só tente sentir a dor que ela sentiu naquele momento. Com toda certeza, aquilo a magoou de algum modo, e não podemos julgar ninguém por isso).

A série nos deixa um vazio muito grande. Ela carrega uma carga emocional muito forte, e nos faz refletir em uma realidade inevitável: todos nós já fomos (ou somos) um pouco de Hannah Baker, assim como cada um já foi um dos porquês. 

Nós somos humanos. Não podemos ser perfeitos, e em tantos momentos, magoamos o outro sem nem termos consciência disso. Já parou para pensar no efeito que as suas palavras e atitudes podem ter para alguém?

Pois é!

Vale a pena assistir. A história é recheada de suspense. Ela vai te fazer torcer por um casal impossível de shippar, vai dar raiva em alguns momentos, tirar algumas lágrimas, e nos lembrar da importância de demonstrarmos o quanto amamos quem está conosco.

Pois nunca se sabe quando tudo pode acabar!
Vamos chorar juntos? 

Um comentário:

  1. Oi Ju acabei de liberar um post lá no blog também, fiz treze temas abordados em 13 reasons why, acho que todo mundo que assisti essa série precisa depois falar, conversar, simplesmente colocar pra fora tudo que viu e sentiu enquanto estava vendo cada episódio. Essa série mexeu muito comigo. Nossa e concordo plenamente com você todos nós temos um pouco da Hannah e um pouco dos 13 porquês...Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir