29/01/2016

#5. Quero ser escritor. Qual curso devo fazer?

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? 

Muitos escritores iniciantes, e que estão em época de vestibulares (eu, por exemplo), já se perguntaram qual curso devem fazer para seguir carreira como Escritores.

Vamos à algumas verdades bem sinceras, antes de mais nada: não comece a escrever um livro achando que você vai conseguir tudo facilmente, e será o próximo best seller. Poderá ser um dos livros mais vendidos? Sim, claro. Mas um dia. Lá num futuro um pouco longo, ainda.

Tenha em mente que a Literatura é um investimento à longo prazo. Comece a construir aos poucos seu caminho. Você não vai enriquecer escrevendo um livro. Aliás, você não conseguirá nem sustentar seus sonhos com o dinheiro que obtiver de suas vendas.


É importante ter a consciência de que ser um Escritor é um processo árduo, que exige muita persistência, paciência, dedicação e talento. Você sempre estará aprendendo muito, de qualquer modo. Então, que fique bem claro para você que viver de literatura em um país como o nosso, é quase utópico. Mas, não é impossível.

Sendo assim, a não ser que você já seja rico e tenha dinheiro para sustentar seus sonhos, você precisará trabalhar enquanto escreve seus livros. E é aqui onde você deve pensar em qual curso fazer numa Universidade.

Não existe curso universitário que o formará um Escritor, e te deixará craque em exercer a profissão. Você não precisa de uma formação universitária para escrever. Já parou para pensar que muito do que você escreve, parte de suas experiências pessoais?

Mesmo que de um modo distorcido, escrevemos sobre o que conhecemos. Seja uma conversa, um sonho, um momento, algo que você leu. Tanto faz. Sua escrita é um resultado de quem você é. Então, basta escolher. Quem eu quero ser? Que tipo de escritor? O que eu quero passar para as pessoas? Qual curso devo seguir para isso?

Li uma vez sobre um rapaz que queria fazer Oceanografia, pois gostava do curso - embora não quisesse exercer a profissão - e escrevia uma saga de Mitologia Marinha. Percebe o quanto essa formação universitária pode influenciar na escrita da saga? E até mesmo, enriquecer o conteúdo.

Claro que existem milhares de livros por aí que podem auxiliá-lo, e pesquisas para escrever, não irão faltar. Mas, muitas vezes, é mais seguro escolher um curso cuja profissão você realmente pretenda exercer, mesmo que por um tempo.

É só um investimento para "pagar as contas", digamos assim, enquanto o seu grande sonho não se realiza. Preparado para a jornada? Não será nada fácil. Mas nada que vale a pena vem de maneira facilitada, não é? He-he.

Agora, vou deixar algumas sugestões para você, meu caro, se quiser trabalhar no meio literário, enquanto espera a sua vez de ser reconhecido na literatura nacional (e mundial):

--> Letras: obviamente, o mais procurado. Você aprenderá muito em relação à gramática, e tudo mais.

--> Comunicação Social; 

--> Jornalismo: Por que não, não é mesmo?

--> Direito; 

--> Economia; 

--> Geografia/ História. 

--> Estudos Literários (é o mais adequado para quem quiser seguir a profissão, e tem na UNICAMP).

Enfim, independente de qual curso você fizer, só tenha em mente que nenhum deles irá te formar um Escritor. Existem muitas oficinas literárias por aí, cursos livres. Além do seu próprio empenho pessoal.

Tente pensar que o curso que fizer, muito provavelmente, influenciará na sua forma de escrever e pensar. Então, escolha com sabedoria, escolha uma profissão que deseja seguir, e nunca desista de ser um Escritor, se este for mesmo seu sonho.

E não se esqueça de curtir a página do blog, clicando aqui.
Aguardem as próximas novidades que estão por vir! ;)

Beijos literários,

Ju.

11 comentários:

  1. Gostei das suas dicas. Parabéns pelo post! :)

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  2. Eu fui para Jornalismo exatamente por esse leque de opções.

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana! :D
      Jornalismo é realmente uma carreira bem abrangente.

      Abraços.

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Que post interessante.
    Não tenho muito vontade de ser escritora, eu gosto mais de ler os textos dos outros (:
    bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Jess!

      Muito obrigada, hehe. Ah, ser leitora também conta.

      Abraços.

      Excluir
  4. Oi linda,
    Adorei as dicas, estou escrevendo uma livro e suas dicas vão me ajudar bastante *-*
    Beijocas da Ana ;*
    http://mundodosonhos2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Muito bacana o post, realmente as pessoas procuram mais o curso de Letras, já vi o de Estudos Literários pois acompanho um canal que a dona dele presta esse curso, pelo que ela fala esse é realmente o melhor curso para quem quer seguir na área da escrita e até na área editorial mesmo, mas como não é um curso viável para muita gente por só ter na UNICAMP fica complicado :( Enfim, ótimo post e desejo a você toda a sorte do mundo na sua jornada!
    Beijos.

    ✶ Voando Sem Peter ✶

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Tina!

      Sim, o curso de Letras é geralmente o mais procurado pelos futuros escritores, rs.

      Estudos Literários parece ser o mais bacana, mas é difícil, pois ainda não tem um mercado de trabalho certo e só tem em uma Universidade, rs.

      Abraços, e muito obrigada, viu?

      Excluir
  6. Gostei
    https://socialspirit.com.br/fanfics/historia/fanfiction-ariana-grande-famous-brothers-5208713

    ResponderExcluir